
A Associação de Mulheres Quilombolas, Mandiocultoras e Agricultoras Familiares da Serra dos Cláudios – Agro Mulher – realizou, na tarde desta quinta-feira (27), sua Assembleia Geral Ordinária. O evento aconteceu na quadra municipal do povoado Serra dos Cláudios e teve como principal pauta o processo de autodeclaração da associação como comunidade quilombola junto à Fundação Palmares, além de outros temas voltados ao fortalecimento da comunidade.
A Assembleia foi conduzida por Ronael Silva e Maria Luiza e dividida em cinco tópicos principais:
- O quilombo e a importância da certificação da associação junto à Fundação Palmares
- O papel do empreendedorismo feminino nas comunidades quilombolas
- Histórico da comunidade e apresentação de relatos e registros
- Assinatura do Livro Ata
- Distribuição de lanche produzido pelas mulheres, com matéria-prima exclusivamente de macaxeira e mandioca
O encontro contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Simões, Magno Dantas; o vice-prefeito, Josse de Belim, e sua esposa, a controladora interna Nara Tamyres; o chefe de gabinete Raimundo Leite; o secretário de Cultura Wellington Carvalho; os vereadores Luciano César, Melânia Morais e Erismar Cordeiro; além de presidentes de associações do município e demais membros da sociedade civil. Durante o evento, a fala foi facultada, permitindo que representantes do poder público e da comunidade contribuíssem com a discussão, destacando a importância da iniciativa.

A presidente da Agro Mulher, Elayne Michelle, ressaltou a trajetória da associação, que já tem quase dois anos de trabalho e história. “A gente vai continuar com esse propósito, buscando melhorias para nossas famílias e para a comunidade”, afirmou.

A vereadora Cledilma Alencar destacou sua satisfação em participar e reafirmou o compromisso com a causa. “É uma alegria muito grande ver mulheres se organizando, mostrando sua força. Isso só nos engrandece e faz com que toda a sociedade saia ganhando.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rosenalvo Reis, classificou o momento como histórico para a associação e garantiu apoio às mulheres quilombolas. “Estaremos juntos com todas as associações para contribuir. Essas mulheres firmes, fortes e empreendedoras estão lutando hoje para ser reconhecidas nacionalmente através da Fundação Palmares, e estamos aqui para dar suporte e apoiar.”

A secretária municipal da Mulher, Nayara Morais, enfatizou os benefícios que a certificação quilombola pode trazer. “Esse reconhecimento trará maior visibilidade para as mulheres associadas, facilitando o acesso a créditos e programas de incentivo ao empreendedorismo.”

O prefeito Magno Dantas também reforçou a importância da Assembleia e do reconhecimento da associação. “É um passo importante que vem para reconhecer a associação, que já tem uma longa caminhada e agora busca também ser reconhecida como quilombola. Nossa gestão estará à disposição para apoiar não somente essa, mas todas as outras associações do município.”
Com essa Assembleia, a Associação Agro Mulher avança na luta pelo reconhecimento e fortalecimento da comunidade quilombola da Serra dos Cláudios, buscando cada vez mais espaço, direitos e oportunidades para as mulheres que compõem o grupo.
por Alisson Carvalho