
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) iniciou, nesta terça-feira (6), a Operação Porteira Fechada nas cidades de Altos, Campo Maior e Piripiri. A ação tem como objetivo combater a soltura irregular de animais nas vias públicas, uma prática que coloca em risco a segurança no trânsito e a vida de motoristas e pedestres. A operação, que continua nesta quarta-feira (7), visa também responsabilizar os proprietários que negligenciam o dever de guarda dos animais.
Coordenada pela Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), a operação conta com o apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Polícia Militar do Piauí, e Polícia Rodoviária Federal, em um esforço conjunto para reduzir os acidentes causados por animais soltos. Até o momento, seis pessoas foram autuadas por meio de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e dezenas de animais foram recolhidos das rodovias e ruas.
Segundo o diretor Fernando Aragão, a presença de animais nas vias é um dos principais fatores de acidentes em áreas rurais.
“Com a Operação Porteira Fechada, mostramos que a integração das forças de segurança é fundamental para salvar vidas e responsabilizar aqueles que negligenciam o dever de guarda dos seus animais”, disse.
Já o delegado William Moraes destacou que a prática representa crime ambiental e exige ações firmes para proteger tanto a vida humana quanto os próprios animais.
“A soltura de animais representa não só risco à vida humana, mas também configura crime ambiental. O trabalho integrado nos permite agir de forma firme, tanto na esfera criminal quanto na proteção dos próprios animais”, completou.
Fonte: Meio Norte