
O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), presidente nacional do partido, falou nesta semana à Revista Veja sobre seus planos para 2026 e a movimentação política da direita no Brasil. Em tom cauteloso, o parlamentar afirmou que seu foco principal no momento é a consolidação da federação com o União Brasil e a busca pela reeleição ao Senado. No entanto, não descartou a possibilidade de disputar um cargo majoritário nacional — como a vice-presidência da República.
REELEIÇÃO COMO FOCO
Ciro Nogueira garantiu que seu principal projeto eleitoral para 2026 é buscar a renovação de seu mandato no Senado Federal, cargo que ocupa desde 2011. Segundo ele, as pesquisas indicam bom desempenho no estado e a prioridade é manter a base política fortalecida no Piauí.
“Agora tenho que trabalhar para viabilizar a federação. É um foco importante, mas preciso buscar a reeleição para o Senado, e as pesquisas mostram que estamos indo bem. O meu pai me ensinou que não adianta ter uma árvore muito frondosa, uma copa muito bonita, se não estiver bem fixada. E a minha raiz é o Piauí”, afirmou.
ALÉM DO ESTADO
Embora mantenha os pés no chão ao falar do Senado, Ciro admitiu que pode ir além. Questionado se a vice-presidência seria seu grande objetivo, ele adotou uma postura de expectativa e destacou que, em se tratando de cargos no Executivo federal, a decisão não é apenas pessoal, mas coletiva.
“Candidatura ao Senado e ao governo do Piauí só depende de mim, mas a presidente ou vice-presidente vai depender do contexto. É algo que o meu estado nunca teve, mas o mais importante é ganhar a eleição. Se o meu nome, na época certa, estiver como o melhor para compor a chapa, vou ficar muito feliz e honrado”, declarou.
CONSTRUÇÃO DA FEDERAÇÃO
Além das ambições eleitorais, Ciro está concentrado na articulação política nacional. Ele trabalha nos bastidores para firmar a federação entre Progressistas e União Brasil, que deve ser formalizada antes das eleições de 2026. A aliança busca criar uma base de centro-direita robusta e competitiva, com capilaridade nacional e potencial para influenciar a composição da chapa presidencial do campo conservador.
Fonte: Meio Norte