
A Quarta-Feira de Cinzas encerra o carnaval e marca o início da Quaresma no calendário cristão. Durante os próximos 40 dias, até o Domingo de Ramos, fiéis se preparam para a Páscoa, celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que em 2024 ocorre em 31 de março.
Pode comer carne na Quaresma?
No primeiro dia da Quaresma, é tradicional a prática do jejum e da abstinência de carne. A observância desse período ocorre entre católicos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. Além disso, por influência do sincretismo religioso, algumas religiões de matriz africana também possuem representações desse período.
Qual é o significado da Quaresma?
A palavra Quaresma vem do latim quadragesima dies, que significa “quadragésimo dia”. A origem desse período é incerta, mas muitos associam sua duração a eventos bíblicos de 40 dias, como o jejum de Jesus no deserto, o dilúvio de Noé, Moisés no Monte Sinai e a peregrinação de Israel pelo deserto.
Jejum na Quaresma
Na tradição católica, a Quaresma é um período de preparação marcado por jejum, caridade e oração. Os cristãos dedicam esse tempo à reflexão e à conversão espiritual.
O que significa a cor roxa na Quaresma?
Durante a Quaresma, ministros da Igreja usam vestes roxas, simbolizando tristeza e dor. Nas missas, fiéis recebem cinzas na testa, em referência ao arrependimento bíblico. A prática surgiu por volta do ano 350, evoluindo de três dias de preparação para a Páscoa para os atuais 40 dias.
Fonte: Meio Norte