A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (8.jan), o registro de uma nova vacina contra a Covid-19. O imunizante Covovax, da empresa Zalika, poderá ser aplicado em pessoas a partir de 12 anos.
Segundo a Anvisa, “a vacina é um imunizante monovalente, com antígeno de proteína S (spike) recombinante com adjuvante à base de saponina”.
“A tecnologia de proteína recombinante permite produzir dentro da indústria o material que será utilizado para gerar a formação de anticorpos no organismo. Já o adjuvante tem função de aumentar essa produção”, explicou a agência, em nota.
A vacina deve ser administrada em duas doses separadas, de 0,5 ml cada. A segunda dose deve ser aplicada 21 dias após a primeira. A recomendação é de dose de reforço seis meses após a imunização primária, para pessoas com 18 anos ou mais.
Fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, a vacina da Zalika poderá ser incorporada futuramente ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) após avaliação do Ministério da Saúde.
Fonte: Sbt News