Nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Picos, será palco do primeiro encontro para a criação da Associação de Pessoas com Fibromialgia. O evento tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, que é extremamente dolorosa e afeta músculos, articulações, intestino, o sono e causa fadiga em todo o corpo, além de dificultar a vida social das pessoas.
A iniciativa surge após a aprovação de uma lei municipal, em 2020, que garante a pessoas com fibromialgia preferência em filas e vagas de estacionamento. Contudo, a lei não vem sendo aplicada adequadamente, o que tem gerado dificuldades para quem sofre com a doença.
De acordo com a professora Darc Cardoso, que faz parte da comissão organizadora do encontro, a finalidade do evento é justamente trazer visibilidade e sensibilizar a população sobre a fibromialgia, uma doença invisível que muitas pessoas ainda desconhecem. Além disso, a criação da associação tem o intuito de fortalecer a luta por direitos das pessoas com fibromialgia, que muitas vezes têm dificuldades em serem diagnosticadas corretamente.
O evento acontecerá na Câmara Municipal de Picos, a partir das 9h, e contará com a presença de cerca de 48 pessoas que se identificaram como fibromiálgicas. A ideia é que outras pessoas que sofrem com a doença e ainda não foram diagnosticadas se juntem ao grupo para fortalecer a luta por direitos.
ENTENDA A NOTÍCIA:
- Primeiro encontro para criação da Associação de Pessoas com Fibromialgia em Picos;
- Lei municipal garante preferência em filas e vagas de estacionamento para pessoas com a doença;
- Evento tem o objetivo de conscientizar a população sobre a Fibromialgia;
- Fibromialgia é uma doença invisível que causa dor em todo o corpo e fadiga;
- Criação da associação tem o intuito de fortalecer a luta por direitos das pessoas com a doença;
- Evento acontece na Câmara Municipal de Picos e conta com cerca de 48 pessoas.