A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Municipal de Secretarias de Saúde do Piauí (COSEMS – PI) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), realizou encontro com os gestores dos municípios do Piauí para a expansão do Conecte SUS e da Rede Nacional de Dados em Saúde.
Para o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o evento foi uma oportunidade de dividir com o Ministério da Saúde e gestores municipais os modelos implementados pela Sesapi,na questão da saúde digital.
“Hoje podemos dividir a experiência do Piauí Saúde Digital, que foi um modelo de transformação de saúde digital em nosso estado, que vem apresentando resultados satisfatórios. Agora vamos buscar essa integração com o Conecte SUS e da Rede Nacional de Dados”, ressalta.
O encontro teve como principal objetivo aproximar os municípios e estado do Piauí sobre a transformação digital do SUS, como lembra o Josélio Queiroz, assessor técnico da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.
“Estamos aqui para orientar os gestores sobre o uso da Rede Nacional de Dados, da plataforma Conecte SUS e todos os recursos disponibilizados para a transformação da saúde pelo meio digital. E nossa vinda ao Piauí merece ainda destaque pelo nível de informatização e de qualidade que já há no estado no âmbito das Unidades Básicas de Saúde, que utilizam as ferramentas de portuário eletrônico”, destaca Josélio Queiroz
O Conecte SUS é um programa desenvolvido pelo Governo Federal do Brasil que prevê a informatização e integração dos dados de saúde dos cidadãos entre estabelecimentos de saúde e os órgãos de gestão em saúde dos entes federativo. A presidente do COSEMS – PI, Lepoldina Cipriano, falou sobre o crescimento da informatização das UBS do Piauí, onde 97% já possuem sistema de informação implantado.
“Essa vinda dos técnicos do ministério e esse diálogo com a Sesapi, com o Governo do Estado, e com os municípios é importante para que a gente possa garantir ainda mais avanços e melhorando a qualidade da conectividade no Piauí, que nos ajudam a aprimorar nosso planejamento e ações dentro de cada cidade do Piauí”, pontua.
Fonte: Cidade Verde