Saúde

Uso correto das mochilas escolares evita graves problemas de saúde para as crianças

Reportagem Sertão Atual

Compartilhe!

lGNsZe4XFHUY5VrYk7PoKsFVmN8Jv0pxSfSGHUer

Ainda no final do ano, muitos pais iniciaram a compra do material escolar dos filhos. E, dentre os itens que não podem faltar, está a mochila. Um dos itens mais desejados pelas crianças, mas que exige atenção por parte dos pais, afinal, além de considerar a cor ou a estampada desejada pela criança, é preciso observar outros fatores, como o tamanho, o modelo, as alças, o peso, entre outros. A escolha inadequada deste acessório pode causar problemas de saúde para as crianças e os adolescentes.

A Sociedade Americana de Pediatria estabeleceu que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança, e essa medida também é adotada no Brasil. Ao exceder esse limite, é possível desencadear na criança problemas como dores nas costas, na lombar e até mudanças fisiológicas.

“O peso total da mochila não pode exceder 20% do peso da criança, sendo que o peso ideal seria em torno de 10%. Ou seja, se a criança tem 30 kg, a mochila deve ter, no máximo, entre 3kg e 6kg”, explicou o médico ortopedista Gustavo Mello. Como os estudantes ficam muitas horas na escola, eles acabam colocando muitos itens dentro das mochilas, o que faz exceder o peso recomendado. Uma das orientações é, ainda no dia anterior, observar quais aulas serão ministradas e perguntar aos professores dessas disciplinas exatamente quais materiais e itens serão utilizados durante o dia. Isso evita levar livros, apostilas e outros objetos desnecessários.

Uma dica é dividir o caderno, utilizar um caderno específico para cada uma das disciplinas, o que diminui o peso, e levar livros e materiais básicos, optando apenas pelo que é essencial

Gustavo Mellomédico ortopedista

Os pais precisam ficar atentos também aos diferentes tipos de mochila. No mercado há muitas opções, desde as que possuem rodinhas, com duas alças e alças tira-colo. Esses acessórios precisam se adequar não somente ao gosto de cada criança ou adolescente, mas também a idade, ao tipo físico, ao peso e outros fatores.

Segundo o médico ortopedista Gustavo Mello, utilizar a mochila de maneira inadequada, seja apenas de um lado do corpo, muito baixa ou com as alças muito estreitas, pode causar sérios problemas de saúde, como dores na coluna dorsal ou nos ombros, comprometendo, inclusive, o desenvolvimento da coluna dorsal da criança e do adolescente, que ocorre até a fase inicial da puberdade.

“Mesmo o adolescente não gostando, ele tem que usar as duas alças da mochila, e a mochila precisa ficar ajustada ao corpo, ou seja, não pode ficar distante e nem muito baixa, e o peso dos materiais precisa sempre ser distribuído na parte central, evitando colocar tudo no fundo da mochila. No caso das crianças menores, os pais devem optar pelas mochilas com rodinhas”, destacou.

Uso correto da mochila escolar

– Não exceder o peso da mochila em 10% do peso corporal da criança;

– Utilizar sempre ambas as tiras nos ombros;

– Regular as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo, aproximadamente 5cm acima da linha da cintura;

– Organizar a mochila, utilizando todos os seus compartimentos, de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro e mais próximo das costas;

– Transportar apenas o necessário: não carregue livros ou objetos que não serão utilizados naquele dia;

– Utilize mochilas com alças acolchoadas, firmes e reguláveis;

– O puxador da mochila de carrinho precisa estar na altura do quadril.

Fonte: Portal O Dia

Compartilhe!

Veja também
Matérias relacionadas

Copyright 2023 – Todos os direitos reservados – Portal Sertão Atual | Rua Felipe Alves, n° 486, bairro Centro – Simões-PI – Contato: (89) 99990-0854 e-mail: [email protected]

PORTAL SERTÃO ATUAL

Rua Felipe Alves, n° 486, Centro – Simões – Piauí – Contato: (89) 99990-0854 
e-mail: [email protected]

PÁGINA INICIAL

ÚLTIMAS

CIDADES

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTE

POLÍTICA

GALERIA DE FOTOS

TV

GALERIA DE VÍDEOS

QUEM SOMOS

CONTATO