No último final de semana, capoeiristas do estado do Piauí tiveram para participação em alguns campeonatos fora do estado. Um destes campeonatos que aconteceram foi Mundial de Capoeira “Volta Mundo Bambas” (VMB), que foi realizado na cidade de Brasília (DF), e também o Campeonato Cearense, que aconteceu na cidade de Fortaleza (CE).
Os atletas foram acompanhados pelos técnicos Professor Taz e o Mestre Touro. O Mestre sendo bolsista técnico da modalidade capoeira, apoiado pelo governo do estado, e na sua avaliação, afirmou que “Considerando que foi a primeira participação dos atletas em um evento mundial com competidores de várias partes do mundo, avaliamos que os resultados foram de forma positiva, levando o alto nível técnico do evento.”
Na sua fala, o técnico responsável pelos atletas fez questão de vangloriar e agradecer as entidades que viabilizaram a participação dos piauienses nos campeonatos, como por exemplo o Governo do Estado, a Secretaria de Esportes, entre outros. O técnico também apontou a importância do apoio dos pais dos atletas:
“Agradeço ao Governo do Estado, por meio do programa SEDUC ESPORTIVA da Secretaria de Educação, e à Secretaria de Esportes, que, através do programa Bolsa Técnico, possibilitou que os alunos fossem acompanhados por seus treinadores. Agradeço também ao presidente da Federação Acadêmica DE Esporte Piauiense (FAEP), que nos deu suporte e garantiu a presença dos nossos técnicos. Um agradecimento especial à direção das escolas e aos pais, que não mediram esforços para colaborar. Foi uma verdadeira união de parcerias entre família, escola, governo, educação e esporte.”
“A capoeira vem crescendo a cada dia com a realização de competições, adquirindo cada vez mais experiência, e o estado do Piauí está caminhando com força e firmeza nesse crescimento. Com essa união de esforços, o sucesso é garantido.”, finaliza o mestre.
No campeonato mundial, os resultados dos atletas piauienses foram:
1. Mara Beatriz (Atleta Espoletinha) – CETI Residencial Pedra Mole: Categoria Amadora 18 anos: Campe. Mara Beatriz subirá para a categoria profissional. A competição contou com a participação de 28 atletas.
2. Elainy Cristina (Atleta Inst. Malvada): disputa da luta casada, ficando com a segunda colocação. Essa é uma categoria especial, da qual, a atleta sendo campeã em várias competições que tenha o selo VMB, acumula pontos e conquista o lugar de participação de disputa na arena principal.
Lara Karollyne (Atleta Traquina) – CETI Helvídio Nunes: Categoria Juvenil Feminino (15 a 17 anos): 3º lugar. Disputa entre 46 atletas.
4. Ana Cecília (Atleta Malvadinha) – CETI Helvídio Nunes: Categoria Juvenil Feminino (15 a 17 anos): 5º lugar. Disputa entre 46 atletas.
5. Isabela Marques (Esquiletica) de São João do Piauí, Categoria Infantil Feminino B (09 a 11 anos): 5º lugar. Disputa entre 48 atletas.
6. Tertuliany Almeida (Atleta Magali): Categoria Juvenil A Feminino A (12 a 14 anos): 6º lugar. Disputa entre 47 atletas.
7. 4. Pedro Gabriel – Escola Militar: Categoria Juvenil B Masculino (15 a 17 anos): 17ª colocação. Essa categoria masculina era uma das mais disputada e do nível mais alto. Disputa entre 58 atletas.
VII COPA CEARENSE DE CAPOEIRA
Nessa competição participaram apenas 3 atletas do estado do Piauí, sendo um deles o aluno Francisco Sousa (Atleta Zimba), também apoiado pelo bolsa atleta da capoeira e pelo governo do estado. Francisco foi destaque da competição, tendo faturado o título em sua categoria.
ATLETAS REPRESENTANTES:
Francisco Sousa (Atleta Zimba): Campeão da Categoria Intermediaria Mista Masc. E Fem.
Crislane Santos (Atleta Opala): Quarto Lugar Categoria Intermediaria Mista Masc. E Fem.
Cintia Yasmin (Atleta Perola): Quinto Lugar Categoria Intermediaria Mista Masc. E Fem.
Fonte: Meio Norte