A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou os editais normativos para o concurso público nº 1/2023, abrindo oportunidades em 41 hospitais universitários federais e na sede da instituição em Brasília. O certame oferta um total de 695 vagas distribuídas em três áreas: 554 vagas na área médica, 106 vagas na área assistencial e 35 vagas no setor administrativo, além da formação de amplo cadastro reserva para diversas especialidades e cargos.
Reprodução/Governo MSConcurso da Ebserh oferta 695 vagas em todo o Brasil
O concurso tem abrangência nacional e disponibilizará vagas em microrregiões (veja infográfico). No Piauí, as oportunidades são voltadas para atuação no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As inscrições iniciam a partir das 10h do dia 4 de outubro e seguem até às 23h do dia 30 de outubro. Os candidatos poderão escolher uma unidade hospitalar de sua preferência durante o processo de inscrição.
Conforme os editais, as provas estão programadas para ocorrer no dia 17 de dezembro deste ano, abrangendo todos os estados do país, incluindo capitais e cidades do interior onde os hospitais da Rede Ebserh estão localizados. A banca organizadora responsável pelo concurso é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), e a validade do concurso será de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Reprodução/EbserhCertame disponibilizará vagas em microrregiões do país
Vale ressaltar que o concurso irá reservar 10% das vagas para candidatos PCD (Pessoa com Deficiência), o que equivale a 70 vagas. Além disso, será cumprida a reserva de 20% das vagas para candidatos PNP (Pessoas Negras ou Pardas), totalizando 139 vagas.
Reprodução/EbserhVagas contemplam pessoas com deficiência e pessoas negras ou pardas
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o reforço de pessoal é fundamental para a manutenção do trabalho da Rede Ebserh. “Os futuros trabalhadores e trabalhadoras, aprovados neste concurso, terão oportunidade de seguir uma carreira importante do ponto de vista pessoal, mas também de contribuir para mudar positivamente a vida de milhares de pessoas”, declarou Chioro.
Para obter mais informações, os interessados podem acessar os detalhes nos editais disponíveis no site oficial da Ebserh. A empresa, criada em 2011, é veiculada ao Ministério da Educação (MEC) e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais.
Fonte: Portal O Dia