A Secretaria da Defesa Civil do Piauí, representada pelo diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa, participou, nessa quarta-feira (21), em Fortaleza, no Ceará, do primeiro dia do Encontro de 10 anos do Monitor de Secas, evento realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O evento comemorativo reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros para debater a primeira década de trabalho do Programa Monitor de Secas e as perspectivas para essa iniciativa realizada por uma rede com mais de 60 instituições federais, estaduais e distrital.
O Programa Monitor de Secas realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes de até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo. Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas de combate à seca.
De acordo com Werton Costa, segurança hídrica é a palavra que integra os esforços da ANA e das defesas civis pelo Brasil afora.
“Este evento é a celebração de um programa que muito contribuiu para gerar informações assertivas que fortalecem as ações das defesas civis e a tomada de decisões importantes, estratégicas, para que o ciclo da Defesa Civil possa ser cumprido com eficiência. Dessa forma, garante ações preventivas e de resposta mas, principalmente, ações de mitigação em tempos de mudanças climáticas”, ressalta o diretor.
Fonte: Governo do Piauí