A deputada estadual e médica Bárbara do Firmino prestou atendimento de primeiros socorros a uma criança, neste domingo (03/11), que sofreu afogamento em uma piscina na cidade de Francisco Macedo, a 334 km de Teresina. A parlamentar, ao notar o incidente e ver a criança desacordada, usou técnicas de reanimação, momento em que a vítima voltou a respirar.
Bárbara iniciou manobras de massagem cardíaca e respiração boca a boca, procedimentos que duraram cerca de dois minutos, até que a criança ficasse novamente consciente. Após o atendimento inicial, a criança foi levada ao hospital municipal para observação e, até o momento, seu estado de saúde é estável, sem sinais de complicações.
Casos de afogamento são extremamente perigosos e podem ser fatais em questão de minutos. Especialistas destacam que, após dois minutos submersa, uma pessoa pode perder a consciência, e, em quatro minutos, podem ocorrer danos irreversíveis ao cérebro. A ação de Bárbara, que soube reagir rapidamente, foi determinante para evitar complicações graves para a criança.
Fonte: Conecta Piauí