Governador anuncia concurso com mais de 80 vagas para professores da UESPI — Foto: Uespi/ Divulgação
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou mudanças para a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), incluindo a realização de um concurso público para a contratação de 85 novos professores e 75 servidores. Além disso, destacou a necessidade de uma discussão sobre a substituição gradual de cursos com menos de 30% de vagas preenchidas por programas mais procurados dentro da universidade.
O anúncio foi feito por meio das redes sociais. Confira:
Rafael Fonteles anuncia melhorias para a Uespi — Foto: Reprodução/X
Serão investidos cerca de R$ 66 milhões, o maior da história da instituição. Além disso, o governo destinará recursos para a reforma, ampliação e modernização dos 12 campi da UESPI, com ordens de serviço já emitidas para projetos como o Campus Torquato Neto, que receberá um investimento superior a R$ 23 milhões.
No âmbito acadêmico, há um aumento previsto de mais de 100% nos recursos destinados a Bolsas de Pesquisa, Bolsas de Monitoria e Auxílios para Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Social.
Proposta de mudança na carga horária
No que diz respeito à carga horária dos professores, a proposta busca estabelecer um equilíbrio entre as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O governo sugere que professores, independentemente do regime (Dedicação Exclusiva ou 40 horas), dediquem 16 horas semanais ao ensino e 24 horas para outras atividades, com flexibilidade para docentes que atuem em funções administrativas ou na pós-graduação stricto sensu.
Fonte: G1 PI