
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 112 mil vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as inscrições gratuitas deverão ser realizadas entre os dias 14 e 18 de julho, exclusivamente, pelo Portal Acesso Único.
Critérios
Os candidatos interessados devem atender observar os prazos e procedimentos dispostos no edital. Poderão se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação. Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
Definição
O Fies é um programa de concessão de financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. Para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759) e inscritos no CadÚnico (que ficam com 50% das vagas), a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Segundo semestre
Para as vagas disponibilizadas no segundo semestre, a classificação dos candidatos será realizada conforme ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Resultado
O candidato será pré-selecionado em uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino superior. O resultado será divulgado no dia 29 de julho, e os escolhidos deverão acessar o Fies Seleção para concluir a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Os que não estiverem na chamada ficarão em lista de espera. A pré-seleção ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.
Fonte: Extra e MEC