
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram valores descontados indevidamente de seus benefícios poderão, em breve, contar com o apoio das agências dos Correios para solicitar o ressarcimento. O Governo Federal estuda uma parceria para transformar as unidades postais em pontos de atendimento presenciais.
ACESSO FACILITADO
A medida, que está em fase final de discussão entre o INSS, os Correios, o Ministério da Previdência Social e o Palácio do Planalto, busca oferecer uma alternativa robusta aos canais digitais. A preocupação central é garantir que todos os beneficiários lesados, incluindo aqueles com pouco acesso à internet ou menor familiaridade com aplicativos, consigam reaver o dinheiro subtraído.
A partir da próxima terça-feira, 13 de maio de 2025, os segurados poderão verificar seus extratos para identificar quaisquer descontos. No dia seguinte, o sistema Meu INSS (aplicativo e site) estará habilitado para o recebimento dos pedidos de devolução. A Central 135 do INSS continuará disponível para orientações.
APROVAÇÃO
A expectativa é que a definição sobre o uso dos Correios seja anunciada ainda nesta semana. Caso aprovada, a iniciativa se somará aos esforços para ampliar também a capacidade de atendimento nas próprias agências do INSS.
Fonte: Meio Norte