Familiares da recém-nascida Maria Alzenira Lyz Santos Rocha, de 10 dias de vida, solicitam o cumprimento imediato de uma decisão judicial proferida pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) que determina a transferência da bebê do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, para o Hospital Infantil Lucídio Portela (Hilp), em Teresina.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou ao g1 que está agilizando os trâmites burocráticos para a transferência.
Maria Lyz foi diagnosticada com uma condição médica grave que a impede a alimentação. Por conta disso, em 10 dias ela, que nasceu com 3,130 kg, já perdeu quase 500 gramas.
A decisão foi proferida na última segunda-feira (6), mas a criança ainda não foi transferida. De acordo com Laura Santos, tia da criança, o caso dela requer uma cirurgia que o Heda não tem estrutura para realizar.
“Estamos aguardando. A gente entrou com o pedido na Defensoria Pública, o juiz deu a liminar, só que essa liminar o Estado ainda não respondeu. Essa criança está sem ser alimentada, está cansada e precisa o mais rápido possível dessa cirurgia”, disse.
Fonte: G1 Piauí