O Piauí viu um aumento notável de 56,31% no número de inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024, destinado a pessoas privadas de liberdade. Com 3.084 internos inscritos, o estado se destaca em termos de crescimento, ficando atrás apenas dos estados do Amapá (79,47%) e Amazonas (63,51%), conforme dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Aparecida Franco, gerente de Educação Prisional da Secretaria da Justiça (Sejus), destacou que esse aumento reflete o comprometimento dos gestores com a educação no sistema penitenciário. Ela ressaltou que o número crescente de inscrições evidencia um avanço significativo nas políticas educacionais voltadas para a reintegração e humanização dos detentos.
“Estamos vendo um progresso real, com 3.084 inscritos no ensino fundamental e médio. Esse crescimento é um indicativo claro do nosso esforço para melhorar a educação dentro do sistema prisional e promover a reabilitação dos internos”, afirmou Franco.
A Sejus colabora com a Secretaria da Educação para oferecer aulas e atividades educacionais no sistema prisional. Além disso, a Lei de Execuções Penais (LEP) prevê a redução de um dia de pena para cada 12 horas de atividades educacionais realizadas pelos internos.
Fonte: CCOM/PI