
O Piauí é destaque nacional na recuperação de celulares roubados e o modelo pioneiro adotado no estado acaba de ser implementado em todo o território brasileiro. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, oficializou o protocolo, que passa a valer em todo o país, tendo como base a bem-sucedida experiência piauiense. O Ministro da Justiça e Segurança, Ricardo Lewandowski, assinou portaria que cria uma nova fase do programa Celular Seguro.
A iniciativa, que nasceu a partir de um trabalho conjunto entre a Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e as polícias civis, já resultou na recuperação de mais de 11 mil aparelhos em todo o país. A proposta tem como objetivo dificultar a circulação de dispositivos com restrição de roubo ou furto e facilitar a devolução aos proprietários.
O Piauí foi o primeiro estado a organizar um sistema integrado de monitoramento, identificação e recuperação de celulares, envolvendo inteligência policial, comunicação com operadoras de telefonia e o cruzamento de dados com bancos nacionais. O sucesso da iniciativa fez com que o MJSP formasse um grupo de trabalho com representantes das polícias civis de vários estados para nacionalizar o modelo.
Segundo o Ministério, o protocolo fortalece a cooperação entre os estados, padroniza procedimentos e promove maior agilidade na devolução de celulares recuperados. A meta é reduzir significativamente os índices de roubo e furto de celulares, crime comum em diversas regiões urbanas e que frequentemente está ligado a outras práticas criminosas, como o tráfico de drogas e o financiamento de organizações criminosas.
A iniciativa, reconhecida pelo Ministério como uma prática inovadora, será adotada como uma política nacional de combate ao furto e roubo destes aparelhos. No primeiro trimestre de 2024, o número de roubos de telefones móveis no Piauí reduziu 44%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Fonte: Conecta Piauí