O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência na cidade de Simões, localizada no sudeste do Piauí, próxima à fronteira com Pernambuco. A medida foi tomada devido à forte estiagem que atinge a cidade, sendo esse o quarto decreto emitido pelo Ministério em apenas um ano, tendo reconhecido a emergência nos meses de fevereiro, agosto e outubro de 2022. Veja as portarias aqui e aqui .
Além de Simões, o Ministério também reconheceu a emergência em outras 27 cidades atingidas por desastres naturais, sendo a maioria delas castigadas pela estiagem. As portarias que oficializam a medida foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16).
No total, 169 municípios gaúchos também estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente por conta da estiagem. Entre as cidades reconhecidas estão Alpestre, Anta Gorda, Campina das Missões, Cândido Godói, Capão do Leão, Entre Rios do Sul, Giruá, Guabiju, Harmonia, Humaitá, Ibarama, Itaara, Marques de Souza, Novo Xingu, Pinhal Grande, Porto Alegre, Porto Lucena, São José do Herval e São Luiz Gonzaga, todas no Rio Grande do Sul.
Essa situação de emergência é extremamente importante para essas cidades, pois permite o acesso a recursos federais para ações de assistência à população afetada e de recuperação das áreas danificadas pelos desastres naturais.