
Um homem identificado pelas iniciais E.J.F.S. foi preso na quarta-feira (23) suspeito de cometer injúria racial durante uma partida de futebol amador no povoado Cajazeiras de Baixo, no município de Caxingó.
A investigação da Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Buriti dos Lopes, informou que o homem chamou o esportista de “macaco”.
O QUE ACONTECEU
O crime ocorreu quando o árbitro da partida, um homem negro, encerrou o primeiro tempo do jogo no momento em que o time de E.J.F.S. se preparava para cobrar um escanteio. Após a decisão, o suspeito teria chamado o juiz de “macaco”.
O insulto foi registrado em vídeo por uma pessoa que transmitia a partida e também foi testemunhado por diversos torcedores presentes, que ficaram revoltados com a atitude.
Após o episódio, o árbitro se aproximou do agressor e perguntou o motivo da ofensa. Revoltado com a situação, ele chegou a chorar e disse que não seguiria apitando o jogo. No entanto, foi convencido a continuar pelo organizador do torneio, que informou não haver substituto disponível no momento.
O QUE DIZ O SUSPEITO
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça após representação feita pelo delegado responsável pelo inquérito. Durante o cumprimento da ordem judicial, E.J.F.S. afirmou não se lembrar de ter usado o termo racista, mas admitiu ter proferido outras palavras no calor do momento.
O suspeito foi conduzido à delegacia, onde aguardará audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
Fonte: Meio Norte