
Durante o lançamento do Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc, nesta quinta-feira (24), o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, fez um alerta contundente sobre os desafios enfrentados pelos estudantes da rede pública estadual. Segundo ele, a principal ameaça à segurança das crianças e adolescentes hoje não vem de fora das escolas, mas de dentro das próprias casas. O programa, desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sesapi), visa justamente combater esses problemas de forma integrada.
O maior problema nas escolas públicas estaduais no Piauí hoje é a violência sexual no ambiente familiar. As famílias são desestruturadas, a gente ainda passa o pano para o machismo, muitas meninas sendo violentadas e sendo normalizadas por vários setores da sociedade e nós precisamos trabalhar isso”
Segundo Chico Lucas, a maioria das ocorrências está ligada à questão de gênero, com meninas sendo as principais vítimas. “Violência sexual no ambiente familiar é uma realidade, o assédio, o estupro em muitas famílias infelizmente”, completou. Ele ainda frisou que a resposta a esse tipo de violência precisa ir além do policiamento, exigindo uma atuação coordenada das áreas da saúde, assistência social e segurança.
Com o novo programa, o Governo do Estado pretende identificar, prevenir e combater situações de violência dentro e fora do ambiente escolar. A meta é garantir um suporte mais eficiente às vítimas, além de capacitar profissionais da educação para lidarem com essas ocorrências.
Fonte: Meio Norte