A quinze dias da abertura oficial, o Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí já alcançou recorde de inscrições com cerca de 200 pessoas cadastradas. Os interessados em participar da 12ª edição do evento, que acontecerá no dia 11 de dezembro, no auditório da Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPar), no litoral do estado, devem se inscrever gratuitamente pelo link https://www.even3.com.br/xii-encontro-codevasf/.O evento será transmitido pelo canal da Codevasf no Youtube (https://youtube.com/c/CodevasfOficial).
Serão realizadas palestras, exposições e mesas-redondas temáticas sobre piscicultura, processamento e beneficiamento do pescado, pesca, inovações tecnológicas e políticas públicas. O evento é direcionado a pescadores, piscicultores, marisqueiros, membros de associações de pesca, pesquisadores, estudantes, empreendedores do setor, técnicos de empresas públicas e privadas, fornecedores de insumos, produtores rurais e público em geral.
A programação é organizada pelo Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba, por meio da Superintendência Regional da Companhia no Piauí. “Muito mais que apresentações e relatos, será um momento para troca de experiências diárias no desenvolvimento dos projetos de pesca, produção de peixes, reuso da água para irrigação, processamento e sistema de inspeção sanitária, dentre outros.
Além disso, serão discutidas as articulações para obtenção de apoios, formas de organização e os processos de comercialização do pescado produzido”, explica Marcelo Castro Filho, superintendente regional da empresa pública federal.
Já órgãos públicos e instituições convidadas apresentam e discutem temas como os apoios dos programas de fomento do Governo Federal, procedimentos de outorga, licenciamento ambiental, gestão dos recursos hídricos, gestão de projetos comunitários de pesca e aquicultura, beneficiamento, comercialização do pescado e novas tecnologias, entre outros.
Além de público oriundo de municípios localizados nos territórios piauienses Planície Litorânea e Cocais, caravanas dos estados vizinhos do Ceará e Maranhão também confirmaram presença. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034.
Fonte: Conecta Piauí