
Foi entregue nesta segunda-feira (30), pelo governador Rafael Fonteles, certificados para autorização de crédito do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (SEIPS) para 65 entidades do terceiro setor. A ação vai ser coordenada pela Secretaria da Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), com a destinação de R$ 9,2 milhões para projetos no estado.
As entidades que foram beneficiadas vão captar os recursos com empresas privadas, por meio de incentivos fiscais. O governador Rafael Fonteles informou que as organizações sociais são uma complementação das políticas públicas.
“Quero enaltecer o trabalho de todas as entidades do terceiro setor, que atuam na proteção social, especialmente junto aos que mais precisam. Elas complementam a ação do Estado, por isso somos parceiros dessas instituições”, afirmou.
Do total de 65 entidades que foram contempladas, 26 são da capital e 39 do interior do estado.
A secretária Regina Sousa, que deixou o cargo nesta segunda-feira (30), disse que as organizações conseguem alcançar espaços que o poder público não consegue chegar. “A sociedade civil tem feito um trabalho importante e ágil. Muitas vezes, conseguem executar projetos com menos burocracia e mais rapidez”, afirmou.
Um dos projetos que foram contemplados é o da Associação de Desenvolvimento Quilombola da Comunidade Brejo Grande, de Regeneração, que foi beneficiado com R$ 85 mil para a reforma da sede, que possui um espaço cultural, além da produção de farinha e atendimento em saúde e aprendizado.
SEIPS foi criado pela lei nº 6.951/2017 e tem como foco o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e ampliando a rede de proteção social no estado.
Com informações da CCOM