
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta quinta-feira (8), que os aposentados e pensionistas que tiveram descontos de associações em seus contracheques devem ser notificados a partir da próxima terça-feira (13), para pedir o ressarcimento, que iniciará na quarta-feira (14).
A notificação será feita através do Meu INSS, podendo ser pelo site ou aplicativo. O anúncio foi feito pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, em entrevista coletiva com a participação da Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério da Previdência Social.
Cerca de 27 milhões de segurados já estão sendo, nesta quinta-feira (8), informados por meio do Meu INSS e não possuem ou nunca tiveram qualquer desconto de origem associativa. Na quarta-feira (14), os que tiveram descontos devem informar se as operações foram ou não autorizadas.
O que fazer quando for notificado?
Se o usuário receber a notificação de que sofreu um desconto indevido em seu contracheque, poderá requerer o ressarcimento pelo aplicativo Meu INSS ou através do telefone 135, já na próxima quarta-feira (14). Não será necessário enviar documentos ou preencher dados adicionais, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.
Assim que o serviço estiver disponível, será informado aqui o passo a passo. Durante a coletiva de imprensa, foi explicado que o sistema gerará automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada, que terá quinze dias úteis para comprovar a regularidade ou providenciar o ressarcimento ao INSS, que, por sua vez, repassará o valor ao beneficiário diretamente na conta bancária de recebimento.
Com informação da Agencia Gov