Em 2021, Queimada Nova destacou-se como o município com o maior crescimento do PIB no Piauí, alcançando um montante de R$ 253,485 milhões e um impressionante aumento de 111,9% em relação ao ano anterior. Logo após, destacam-se Dom Inocêncio com crescimento de 71,1%, Simões com 52,5%, Lagoa do Barro com 52,1% e Ilha Grande com 49,6%. O crescimento significativo dessas cidades está fortemente associado ao setor industrial, especialmente nas áreas de geração e distribuição de energia elétrica, com ênfase em energias renováveis como a eólica e a solar.
Essas informações foram divulgadas pelo Governo do Estado no final do ano passado e estão acessíveis no site da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).
O relatório sobre o PIB municipal de 2021 revela que 10 municípios, que representam 4,5% do total, concentraram 60,3% da riqueza do estado e 40,7% da população. A capital, Teresina, sozinha, foi responsável por 37,3% do PIB do estado.
Diarlison Costa, diretor de Estudos Econômicos da CEPRO/Seplan, informou que o relatório é resultado de uma colaboração com a equipe de contas regionais do IBGE, que trabalhou na coleta de dados ao longo de dois anos. Costa explicou que o relatório abrange todas as áreas e municípios, detalhando o desempenho econômico e as áreas de maior dinamismo. Segundo ele, o crescimento econômico está particularmente vinculado à agricultura e às energias renováveis, e observou um aumento na atividade econômica e descentralização para municípios no Sul do estado.
Fonte: Meio Norte