O governador Rafael Fonteles sancionou, no dia 02 de maio, a Lei que cria a Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital. Com essa iniciativa, o Piauí se tornou o primeiro do país a criar uma pasta específica para desenvolver a inteligência artificial em benefício do Estado.
O secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macedo, em entrevista ao Conecta Piauí comentou sobre as mudanças que serão proporcionadas.
Foto: Eduardo Amorim/ Conecta Piauí
“A principal mudança é no nível de governança, é mostrar de forma clara e inequívoca a importância que o governador Rafael dá para o uso da inteligência artificial. Com parceria com todas as, todos os órgãos e secretarias do Estado para o desenvolvimento, o apoio das tecnologias para melhorar a vida do nosso povo. Vamos chegar com a secretaria de segurança, temos projetos de IA para melhorar o combate ao roubo e furto de veículos. Esse é o desenho que a gente tem e o norte da secretaria é apoiar o desenvolvimento e a tecnologia, principalmente a do demais órgão do estado”, disse o secretário.
Com a missão de promover o desenvolvimento, a implementação e o uso ético da inteligência artificial (IA), a nova pasta trabalhará em parceria com instituições de pesquisa, empresas locais, órgãos governamentais e municípios. Vai, ainda, estimular a inovação e o empreendedorismo no campo da IA, incentivando a criação de startups e projetos voltados para resolver desafios locais.
Foto: Pedro Melo/ Conecta Piauí
“Isso reforça nossa posição como um líder no cenário nacional em políticas públicas voltadas para a inovação tecnológica”, diz o governador Rafael Fonteles.
Fonte: Conecta Piauí