O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, popularmente conhecido como Luz Para Todos (LPT), lançado pelo Governo Federal em 2003, por meio do Ministério de Minas e Energia, tem como objetivo combater a pobreza energética e promover o desenvolvimento e a inclusão social no meio rural e em regiões remotas. Desde sua criação, cerca de 166 mil ligações foram realizadas no Piauí, distribuídas nos 224 municípios do estado.
Com investimento estimado em R$ 1,36 bilhão, por meio do Luz Para Todos aproximadamente 830 mil pessoas já foram beneficiadas no Piauí desde o início do programa. “Quando a Equatorial chegou ao estado para distribuir energia elétrica, em outubro de 2018, assumimos o compromisso de continuar com as obras do LPT para manter a função social do programa, transformando a realidade das comunidades rurais”, declara Humberto Soares, presidente da Distribuidora.
Desde o início da concessão da Equatorial Piauí, mais de 25 mil ligações já foram realizadas no estado através do Luz Para Todos. Uma das famílias beneficiadas é a da senhora Neide Paixão, da Comunidade Roça da Pedra, em Paulistana. “Não tendo energia, muitas coisas a gente não conseguia e hoje a gente consegue. A gente passa ferro na roupa, tem um ventilador e não dorme mais com a agonia daquele calorzão. Agora a vida está outra”, afirma a dona de casa.
Ao todo, mais de 128 mil pessoas foram beneficiadas pelo LPT desde a chegada da Equatorial no Piauí. Somente para o ano de 2024, quando a distribuidora completa seis anos no estado, o investimento previsto para ações do programa no estado é de R$ 155 milhões. Com esse recurso, dezenas de municípios receberam obras destinadas a ligações de domicílios rurais não atendidos pela prestação dos serviços de energia elétrica. Até 2025, cerca de 10 mil ligações ainda estão previstas para concluir a universalização de todo o estado.
Além da construção de novas redes de distribuição para levar energia elétrica aos lares piauienses, a energia solar como fonte de geração também é um meio utilizado pelo Luz Para Todos no Piauí. O Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI) funciona de forma totalmente automática, com um painel solar que carrega a bateria durante o dia.
Fonte: Equatorial