O município de Simões segue buscando desenvolvimento para as pastas e garantias dos direitos da criança e do adolescente. A Secretaria de Educação participou, nesta quinta-feira (13) da abertura do Fórum Extraordinário da Undime-PI: 25 anos de gestão e fortalecimento da educação pública municipal.
O evento, com apoio da SEDUC-PI e Governo do Estado do Piauí, integra a agenda educacional nacional, oferecendo momentos de formação e trocas de informações entre os dirigentes municipais. O principal objetivo é ampliar debates de temas importantes e fortalecer as equipes gestoras.
O município foi representado por uma grande comitiva formada por profissionais da rede de ensino. De acordo com a secretária de Educação de Simões, Íris Elaine, o projeto da cidade é proporcionar a capacitação dos dirigentes e implementar ações assertivas, colaborando diretamente com a construção de estudantes instruídos com qualidade.
“Fiz questão de trazer uma grande comitiva de representação da educação municipal, porque o intuito da gestão é ter profissionais capacitados e formados. Os eventos são de fundamental importância para que a gente troque experiências. Simões sempre está pensando em capacitar os nossos profissionais para levar o melhor para os nossos alunos através de uma educação de qualidade e equidade”, destacou.
Durante o evento, a professora da rede municipal, Erineide Lima, apresentou o projeto “Se ver potente, se pensar potente: pegadas de uma educação antirracista”, estimulando a necessidade de discutir uma educação aliada na luta contra o racismo, além de dar voz para povos silenciados. Na apresentação, a profissional destacou autores, pesquisadores e atividades aplicadas aos estudantes de Simões-PI.
Além de Simões, o evento contou com a participação de outros municípios da região, como Jacobina do Piauí, Paulistana, Acauã, Caridade do Piauí, dentre outros.
PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia de evento foi aberto com uma apresentação cultural, seguida da palestra “A educação antirracista e o compromisso da escola pública com a equidade”. Na sequência, foi organizada uma mesa de debate sobre “Implementar políticas públicas de educação para relações étnicas raciais nas escolas”.
Por fim, a tarde encerrou com uma nova mesa de debate, agora com a temática “A oferta dos anos finais e os desafios da juventude”, bem como com uma palestra intitulada “Educação integral em tempo integral: reflexões e ações proeminentes para a implantação e implementação de uma política de Estado nos municípios piauienses”.
No segundo dia, o fórum será iniciado com apresentação cultural e uma palestra com tema “Caminhos para uma gestão de resultados”. Depois, uma mesa sobre “Organização do sistema de ensino e fiscalização dos órgãos de controle do estado do Piauí”, finalizando com a palestra “Os desafios da implementação da política nacional de educação digital no cotidiano escolar”.
Fonte e Fotos: Cidades em Foco