O Piauí está entre os cinco estados brasileiros com a maior proporção de alunos da rede pública de ensino matriculados em Tempo Integral, apontou o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, nesta quinta-feira (22).
No Ensino Fundamental, o Estado ocupa o 2º lugar no ranking, com 48,9% dos estudantes matriculados na modalidade. Já no Ensino Médio, com 45,4%, o percentual do estado é maior que o dobro da média nacional, que é de 21,9%.
Em 2022, o Piauí ocupava o 10º lugar no ranking do Ensino Médio e saltou para a 4ª posição em 2023. Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, os dados mostram o resultado do trabalho desta gestão, que tem como meta transformar todas as escolas Seduc de Ensino Médio em Tempo Integral até 2026.
“Nossa meta é universalizar a Educação de Tempo Integral no Estado. Em 2022, tínhamos 96 escolas de tempo integral. No primeiro ano de governo Rafael Fonteles chegamos a 200 e nesse ano teremos 351 escolas. Isso significa 70% das escolas de Ensino Médio sendo de Tempo Integral no Piauí”, explica Bandeira.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a?mais importante pesquisa estatística?educacional brasileira. É coordenado pelo Inep?e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: Ensino Regular (Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio); Educação Especial (escolas e classes especiais); Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação, Profissional e Tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
A pesquisa estatística tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira?coleta informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda coleta informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.
Fonte: Cidadeverde.com