O Palmeiras bateu o Juventude por 3 a 1, no Allianz Parque, pela 11ª rodada do Brasileirão, em jogo agitado marcado pela volta de Dudu aos gramados após dez meses.
Foto – Fernando Alves – Juventude – Divulgação
Flaco López, Estêvão e Mayke marcaram os gols da vitória, enquanto Erick Farias fez o dos visitantes -todos no segundo tempo. Artilheiro palmeirense, o atacante argentino voltou a ser titular após um mês e balançou a rede pela 13ª vez na temporada.
Dudu entrou na reta final e foi ovacionado pela torcida. O camisa 7, que ainda não tinha sido utilizado desde a volta da lesão, deu um abraço em Abel Ferreira, simbolizando a paz interna no clube após a “novela” de sua negociação com o Cruzeiro.
O Palmeiras foi a 23 pontos, reassumiu a vice-liderança e segue na cola do Flamengo -ficando novamente a um ponto de distância do topo da tabela. Já o Juventude estacionou nos 13 pontos e está em 12º.
As equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (26). O Palmeiras visita o Fortaleza, às 21h30 (de Brasília), enquanto o Juventude recebe o Flamengo mais cedo, às 20h.
Curiosidade: Veiga completou 300 jogos pelo Palmeiras e deu uma assistência na partida, enquanto Estêvão marcou seu primeiro gol após ter sua venda oficializada ao Chelsea.
Como foi o jogo
Abel colocou em campo um time com quatro mudanças, mas novamente sem Dudu. Mayke, Piquerez, Aníbal Moreno e Rony ficaram como opções na reserva para as entradas de Marcos Rocha, Vanderlan, Fabinho e Flaco López, respectivamente.
O Palmeiras deu a impressão inicial de que encurralaria o adversário, mas acabou perdendo intensidade. O time da casa, que começou sufocando, teve seu ritmo freado pelo oponente.
Sem pressa, o goleiro Gabriel protagonizou uma cena inusitada ao interromper o jogo, ainda no início, para tomar um remédio em campo. A demora já ligou as reclamações de Abel e na arquibancada.
Compacto, o Juventude explorou o contra-ataque e encontrou espaços para levar perigo. A equipe visitante teve a principal oportunidade do primeiro tempo, desperdiçada por Gilberto, e incomodou a defesa alviverde. Weverton precisou ser acionado para manter o zero no placar.
O Palmeiras até criava e rondava a área rival, mas não conseguia concluir as jogadas. As melhores chegadas vinham pela direita e dos pés de Estêvão, que se destacou mesmo em noite sem brilho.
O cenário mudou logo na volta do intervalo, e os mandantes saíram na frente Flaco López foi letal de cabeça e marcou seu segundo gol nos últimos três jogos depois de dois meses de jejum.
O primeiro gol também acabou com a seca do primeiro tempo, e as redes foram balançadas mais três vezes na partida.
O Palmeiras levou um golpe com o empate do Juventude, mas conseguiu reagir e conquistar a vitória. Abel Ferreira mexeu no time e trocou Estevão de lado.
Foi justamente pela esquerda que a joia palmeirense fez o segundo. Também por lá que saiu o terceiro do time da casa para confirmar o resultado.
ANDRÉ MARTINS
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)