A estrutura de uma obra desabou no bairro Portal do Sol, em João Pessoa, Paraíba. O incidente foi registrado na última terça-feira (07/01) por um engenheiro civil que estava na região para realizar uma fiscalização em outro local.
A construção faz parte do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, projeto conduzido pela Prefeitura de João Pessoa. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O engenheiro Daniel Monteiro, responsável pela gravação, estava próximo ao local e percebeu trincas nos pontos de apoio da estrutura. Ele, então, resolveu filmar a cena e expressou sua preocupação segundos antes da queda.
“Pelo pouco de experiência que eu tenho, essa laje aqui vai cair”, disse no vídeo. Segundos depois, a estrutura desabou.
O caso reforça a importância do planejamento estrutural, especialmente em edificações de grande porte. Além disso, o correto dimensionamento das escoras e o monitoramento contínuo das etapas da obra são fundamentais para evitar esse tipo de acidente.
Ademais, inspeções frequentes são indispensáveis para garantir a estabilidade dos elementos estruturais. A avaliação da qualidade do concreto e a checagem da resistência da estrutura antes da retirada das escoras são medidas essenciais para minimizar riscos.

A obra é de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa que, em nota, informou que “apesar do ocorrido, não houve feridos entre os profissionais presentes na obra no momento do desabamento”.
O secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Rubens Falcão, afirmou que a Prefeitura, juntamente com a empresa responsável pela obra, “iniciou a investigação das causas do incidente”. Ele também declarou que “medidas serão tomadas para garantir a continuidade da construção do santuário”.
Por fim, é crucial que o entorno da obra esteja devidamente isolado para proteger trabalhadores e terceiros. O incidente no Santuário do Sagrado Coração de Jesus serve como um alerta para a necessidade de seguir normas e boas práticas na construção civil, prevenindo tragédias e garantindo a segurança de todos.