Notícias

Terra deve registrar um dos dias mais curtos da história nesta quarta (9)

Reportagem Sertão Atual

Compartilhe!

terra-deve-registrar-um-dos-dias-mais-curtos-da-historia-nesta-quarta-9-751ade3a-d2d5-4aa8-8488-3a72c80ba5a8.jpg

Nesta quarta-feira (09/07), a Terra deve registrar o dia mais curto de 2025, com uma rotação finalizada 1,30 milissegundo antes do tempo habitual. O fenômeno ocorre porque o planeta estará girando ligeiramente mais rápido em torno de seu próprio eixo.

Apesar do impacto mínimo, menor que um piscar de olhos, que dura cerca de 300 milissegundos, esse tipo de variação é monitorado por cientistas há décadas. Segundo registros, o planeta já passou por momentos semelhantes: em 2020, por exemplo, foram registrados 28 dos dias mais curtos desde o início do uso de relógios atômicos, na década de 1960. O recorde absoluto ocorreu em 29 de junho de 2022, quando o giro da Terra terminou 1,59 milissegundo mais cedo que o padrão.

Oscilações naturais

A rotação da Terra sofre oscilações naturais, influenciadas por diversos fatores, como o movimento do núcleo do planeta, a interação entre a atmosfera e os oceanos, e até mesmo eventos sísmicos. De modo geral, o planeta está desacelerando ao longo de bilhões de anos, já houve tempos em que um dia terrestre durava apenas cinco horas. Mas, ocasionalmente, ocorrem pequenas acelerações, como a que estamos vivenciando agora.

Apesar de ainda não se saber exatamente o que provoca esses saltos momentâneos, os cientistas destacam que não há motivo para preocupação. As variações são mínimas, mas, se acumuladas ao longo do tempo, podem gerar pequenos descompassos entre a rotação da Terra e os relógios oficiais.

“Segundo bissexto”

Para corrigir essa diferença, desde 1973 os pesquisadores utilizam o chamado “segundo bissexto”, que pode ser adicionado ou subtraído dos nossos relógios para manter a precisão. Desde então, 27 segundos bissextos já foram inseridos na contagem oficial do tempo.

Caso a tendência de dias mais curtos se mantenha, um segundo bissexto negativo poderá ser usado futuramente ou seja, será necessário retirar um segundo dos relógios.

Fonte: Meio Norte

Compartilhe!

Veja também
Matérias relacionadas

Copyright 2023 – Todos os direitos reservados – Portal Sertão Atual | Rua Felipe Alves, n° 486, bairro Centro – Simões-PI – Contato: (89) 99990-0854 e-mail: [email protected]

PORTAL SERTÃO ATUAL

Rua Felipe Alves, n° 486, Centro – Simões – Piauí – Contato: (89) 99990-0854 
e-mail: [email protected]

PÁGINA INICIAL

ÚLTIMAS

CIDADES

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTE

POLÍTICA

GALERIA DE FOTOS

TV

GALERIA DE VÍDEOS

QUEM SOMOS

CONTATO