Moradores de diversos bairros do município Simões estão passando por dias difíceis devido a falta de água nas torneiras. A situação vem causando sérios transtornos a população que está sem água há mais de 10 dias.
A empresa Agespisa, responsável pelo abastecimento de água na sede do município, parece não se importar com o bem-estar da população, já que no mês de setembro (04/09), foi convocada para uma Audiência Pública a fim de solucionar os problemas que o município enfrentava relacionado a falta de água nas residências. Na audiência, a empresa Agespisa se comprometeu a resolver a situação; mas o que se viu dias depois foi o problema continuar, dessa vez, com longos períodos de falta de água.
Nas redes sociais, não é difícil encontrar publicações de consumidores relatando o descontentamento e falando das dificuldades que estão enfrentando em consequência da falta de água. Em um vídeo divulgado, uma moradora pede “socorro” e relata está a cinco dias sem água. VEJA AQUI A PUBLICAÇÃO
Uma publicação feita em nosso Instagram (TV Sertão Atual), retratou a situação crítica vivenciada pelos moradores que desabafaram e fizeram criticas a empresa responsável.
“O boleto chega a água não! Que situação triste e nenhuma providência é tomada”, comentou uma internauta.
“É triste a situação e não é apenas um problema transitório, é uma situação que perdura ao longo de muitas décadas. Não há um efetivo empenho em solucionar, apenas remediar e empurra até quando der. Não resta a população outra atitude a não ser divulgar e cobrar. Pois as autoridades e os órgãos responsáveis estão inertes diante da situação”
“É uma falta de empatia com o povo, não dá satisfação porque a gente tem que estar comprando água mineral para limpar banheiro para lavar a louça porque as outras coisas a gente vai deixando de lado para lavar roupa só quando chegar água”, comentou uma moradora do município.
Várias pessoas, de diferentes ruas, também compartilharam a quantidade de dias que não chega água nas residências.
“Mais de 10 dias sem ver um pingo de água nas torneiras”.
“15 dias sem água, como sempre um descaso”.
“Moro na Soledade II e hoje está com 12 dias que não chega água nas torneiras”
“Quase 15 dias sem água e o talão ainda vem mais caro do quando tem água nas torneiras”
O problema também se estende a outros municípios como: Caridade, Curral Novo e Jacobina.
Em nota, a empresa Agespisa comunicou que uma bomba queimou, e após a substituição, o fornecimento continuou interrompido devido ao ar que pegou na tubulação. Vale ressaltar, que após esse comunicado já se passaram 7 dias e o fornecimento de água ainda não foi retomado.
A situação se torna ainda mais crítica e desesperadora devido às altas temperaturas nessa época do ano na região, a escassez dos reservatórios e dificuldades financeiras para comprar água de qualidade.
Para tentar amenizar a situação caótica, a gestão municipal disponibilizou a distribuição de água através de caminhões pipas, mas com a alta demanda dos moradores, a situação está longe de ser resolvida.
O Portal Sertão Atual deixa o espaço aberto para quaisquer esclarecimentos da empresa Agespisa ou responsáveis que queiram se manifestar.