
O presidente eleito do diretório estadual do PT no Piauí, deputado Fábio Novo, não deixou passar em branco o anúncio feito por Donald Trump na quarta-feira (9), impondo uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com foco especial no setor do aço. A medida, que causou surpresa e críticas no Brasil, foi interpretada pelo petista como um ataque direto à economia nacional e também um gesto com implicações políticas.
Crítica direta ao bolsonarismo
Em uma publicação nas redes sociais, Fábio Novo acusou aliados de Jair Bolsonaro de colaborarem com a decisão do presidente americano. “Trump, a pedido dos Bolsonaros, taxou em 50% os produtos brasileiros! Atirou no próprio pé, nos bolsonaristas e no Brasil. E ainda fortaleceu Lula!”, disparou.
Para o deputado, a medida prejudica tanto os exportadores brasileiros quanto a indústria norte-americana. “Nosso aço, que eles tanto precisam, vai chegar mais caro lá. É ruim para a indústria de lá e para os produtores daqui! Os empresários aqui, que na sua maioria são bolsonaristas, perderão, assim como o Brasil.”
Acusações de interferência política
Fábio Novo foi além da crítica econômica e sugeriu que a tarifa seria uma manobra para interferir no cenário político e jurídico brasileiro. “A taxação não faz sentido! Muitos produtos de lá chegam aqui com zero de taxa. É uma desculpa para interferir na política e na justiça, que está prestes a julgar Bolsonaro.”
Paralelo entre Trump e Bolsonaro
O petista traçou ainda um paralelo entre Trump e Bolsonaro, classificando ambos como figuras da extrema-direita que rejeitam os princípios democráticos. “Trump é da extrema direita, assim como Bolsonaro! Lá, sua turma invadiu o Capitólio! Aqui, os bolsonaristas tentaram dar um golpe de Estado. Em comum: não gostam da constituição, do estado de direito e, muito menos, da democracia.”
Provocação final aos “patriotas”
A fala mais provocativa veio no encerramento da declaração, quando o deputado relembrou o apoio público que figuras como Tarcísio de Freitas, Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira já prestaram ao ex-presidente norte-americano. “Lembra do boné que Tarcísio, Bolsonaro, Ciro Nogueira e outros bolsonaristas usaram com a frase ‘Make America Great Again’? E agora? Eles continuarão defendendo os EUA ou o Brasil? Com a palavra, os ‘patriotas’!”
Fonte: Meio Norte