Mais de 100 animais são devorados por onças em cinco meses no Piauí, denuncia criador — Foto: Arquivo Pessoal /Matias Sales
Analistas ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI) e policiais do Comando de Policiamento Ambiental (CPA) irão, nesta quinta-feira (9), investigar a denúncia de criadores em Domingos Mourão, Norte do Piauí, de que animais estão sendo devorados por onças.
As equipes ficarão no município por cinco dias e em contato com os criadores para mapear a região. Os especialistas devem buscar vestígios dos ataques e da presença das onças, além de avaliar se, na região, está acontecendo algum desequilíbrio ambiental que possa estar provocando os ataques. O envio das equipes foi realizado após uma solicitação do Ministério Público do Piauí (MP-PI).
Em cinco meses, mais de 100 animais foram mortos durante os ataques. As propriedades atacadas pelas onças ficam nos povoados Tamboril, Alto Bonito, Cachoeira, Santa Teresa, Malhada Grande e Tinguis.
Os criadores de animais irão receber orientações de como proceder diante de possíveis novos ataques. Após a avaliação da região, especialistas identificarão as possíveis soluções para o problema.
Fonte: G1 PI